VOTA
VOTE!!
http://www.ituga.com/

OS NINHOS

 :: Voadores

Ir em baixo

OS NINHOS

Mensagem  Admin em Sab Maio 02, 2009 6:05 pm

OS NINHOS

O ninho tem como função principal a proteção dos ovos e das crias quer das condições atmosféricas desfavoráveis quer de inimigos naturais.
O ninho evoluiu ao mesmo tempo que evoluíram as aves. As aves começaram por depositar os ovos no solo ou sobre materiais em decomposição, tal como os répteis. À medida que a temperatura do seu corpo se estabilizou, deixaram de depender do calor externo para incubar os próprios ovos. Durante a incubação há também uma maior proteção e vigilância.
As aves cujas crias nascem num estado de desenvolvimento avançado e que abandonam muito cedo o ninho, constroem-no sem demasiados cuidados , no solo ou em alguma plataforma rochosa. Se as crias nascem praticamente num estado embrionário e permanecem durante muito tempo no ninho, necessitam de uma melhor proteção. Algumas procuram cavidades naturais enquanto outras constroem os ninhos com materiais bons isolantes térmicos. Muitas vezes procuram sítios de difícil acesso em árvores altas ou paredes escarpadas nas rochas.
Tipos de ninhos

1 - Ninhos elementares
2 - Ninhos escavados
3 - Ninhos sobre o solo
4 - Ninhos nas árvores
5 - Ninhos nas paredes e escarpas
6 - Ninhos coletivos

Ninhos elementares - São os ninhos típicos dos pingüins, alguns gansos-patolas e corvos marinhos, a maioria das gaivotas, abetardas, noitibós, etc.
Algumas aves ocupam cavidades naturais outras nem isso colocam os ovos diretamente no solo em qualquer local. Podem também escavar uma pequena covo ou amontoar pedras ou restos vegetais. Muitas vezes os próprios excrementos são depositados no ninho, formando um ninho de excrementos.

Ninhos escavados - Estes ninhos são escavados no solo e podem ter galerias de vários metros de extensão como é o caso dos abelharucos e o do guarda-rios. Utilizam o bico e as patas para escavar, normalmente um túnel reto que depois se alarga numa câmara onde incubam os ovos.
Estes ninhos estão bastante protegidos, quer do clima quer da maior parte dos predadores.

Ninhos sobre o solo - São muitas vezes utilizados pequenos ramos, restos vegetais, penas, etc., para construir uma plataforma onde colocam os ovos. Estes ninhos podem ser construídos em locais descobertos, como o ninho das gaivotas, mas outras são muito bem dissimulados entre a vegetação. As aves mais pequenas que fazem o seu ninho no chão, utilizam materiais como o musgo ou a lã para atapetar o interior do ninho.

Ninhos nas árvores - A grande maioria das aves constrói o ninho nas árvores. Muitos escavam ou aproveitam cavidades existentes nos troncos das árvores como por exemplo o pica-pau e o mocho, respectivamente. É usual os ovos das aves que nidificam em cavidades serem completamente brancos uma vez que não necessitam de outra camuflagem.
Os ninhos construídos nas árvores variam muito quer no tamanho quer na técnica quer nos materiais usados na construção. Algumas aves localizam os seus ninhos na zona mais alta das árvores.
Algumas aves, como o tentelhão, forram o exterior do ninho com líquenes e outros vegetais para que o ninho seja mais difícil de detectar.
Um dos ninhos mais curiosos é o do papa-figos que por vezes parece uma pequena cesta pendurada na extremidade de uma ramo, numa ramificação do mesmo.

Ninhos nas paredes e escarpas - Muitas vezes estes ninhos são construídos com barro e terra como é o caso das andorinhas. A construção também pode ser de vegetais reforçada por barro.

Ninhos coletivos - As aves que constroem grandes ninhos coletivos como os republicanos da África do Sul, não existem entre nós. Mesmo assim, podemos encontrar ninhos coletivos de estorninhos, andorinhas e pardais. Os pardais são "profissionais" para aproveitarem o ninho das cegonhas para a sua colônia.

_________________
avatar
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 659
Data de inscrição : 31/10/2008
Idade : 58
Localização : Paris

Ver perfil do usuário http://www.forumemigrante.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 :: Voadores

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum