Tópicos similares
    VOTA
    VOTE!!
    http://www.ituga.com/

    Moradia na Suiça

    Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

    Moradia na Suiça

    Mensagem  Marques em Dom Nov 16, 2008 2:58 pm



    Moradia é de facto um problema na Suíça. Em primeiro lugar, existe uma falta crônica de apartamentos e casas nas grandes cidades do país.

    Outro desafio são os preços, elevados constantemente pela alta demanda. Porém não se desespere: a Internet é o melhor instrumento para se procurar um teto para morar.

    A Suíça é um país de locatários e não de proprietário de imóveis. Segundo as estatísticas, quase 70% dos apartamentos e casas são alugados. Além disso, os aluguéis estão entre os mais elevados da Europa.

    Com todas essas características, o desafio da moradia no país dos Alpes ainda é acrescido de um problema grave: a falta crônica de apartamentos e casas nas grandes cidades do país. Um exemplo é Zurique que, como publicou o jornal Tagesanzeiger, em junho de 2008 tinha apenas 57 apartamentos livres. As estatísticas gerais falam que aproximadamente 1,6% dos imóveis no país estão vagos. Isso dá a receita ideal para preços elevados: pouca oferta, alta demanda e leis muito flexíveis.

    O estrangeiro que vem morar na Suíça é normalmente confrontado com sérias dificuldades. Primeiramente ele tem que competir no apertado mercado imobiliário com suíços, onde a maior oferta é de habitações caras. Finalmente, a grande parte das casas e apartamentos é locada pelas administradoras de imóveis, que são muito exigentes na escolha dos locatários.

    Dicas

    Porém com uma certa dose de paciência e bastante sorte é possível encontrar a moradia dos sonhos. Em todos os casos, existem algumas dicas "infalíveis" para melhorar as chances.

    - Olhe com atenção nos quadros de anúncios gratuitos que existem nos supermercados da Suíça como Coop ou Migros. Também os pequenos clubes de bairro (os chamados "Träff") ou bibliotecas públicas oferecem espaço para anúncios gratuitos.

    - Distribuir folhetos de procura nas caixas postais nos bairros que você gostaria de morar. As vezes alguém procura sucessores para alugar seus apartamentos ou casas.

    - Enviar e-mails para colegas de trabalho, amigos, conhecidos e outros. No esquema formiguinha é possível chegar ao apartamento desejado. Alguém sempre ouviu falar que uma "casa dos sonhos" acaba de vagar...

    - Colocar anúncios na Intranet da empresa. Se for uma firma grande, as chances são grandes de encontrar a moradia. Solidariedade entre colegas é importante na Suíça.

    - Listas de espera nas "Baugenossenschaften", cooperativas de construção e locação de imóveis. Procure no Google por elas segundo a cidade desejada. Essa é uma alternativa empregada muito pelos nativos.

    - Passeios de bicicleta. Aproveite para pedalar nos sábados e faça atenção a caminhões de mudanças, pequenos anúncios ou caixotes frente à casas ou apartamentos. Pergunte para as pessoas ou os vizinhos se o lugar está para vagar. Essa é uma boa forma.

    Outras dicas são importantes para a procura bem sucedida de um apartamento ou casa na Suíça:

    - O estrangeiro que procura uma casa ou apartamento aumenta suas chances com os propietários ou administradoras de imóveis se o formulário de candidatura ao imóvel seja acrescido de cópias de documentos importantes como: contrato de trabalho, visto de residência para a Suíça, contracheques ou comprovante de renda.

    - Ajuda de um suíço que fale o dialeto local (no caso do alemão). Muitas vezes os proprietários preferem alugar seus imóveis a suíços do que a estrangeiros que não falam nem alemão ou francês.

    - Entrar numa associação de locatários ("Mieterverein" em alemão e "Association Suisse de Locataires" em francês). Eles atuam na defesa dos direitos de locatários.

    - Participar de fóruns de discussão como o "Fórum Brasil Suíça" ou comunidades como o Orkut, colocando anúncios e fazendo perguntas.

    - Internet: de fato, a mais rápida e prática maneira de encontrar uma moradia na Suíça. Centenas de portais funcionam como bolsas de imóveis ou fornecem informações relevantes. Nesta página estão alguns destes links (e que podem ser clicados à direita).

    Imóveis na Internet

    Homegate: nesse site dá para procurar moradias que são exibidas até em fotos aéreas. O site também tem um serviço que envia para as ofertas por e-mail segundo um perfil pré-estalebecido pelo usuário.

    Comparis: na minha opinião, o melhor site de todos. Ele busca ofertas em vários portais na Suíça, faz uma comparação de preços e dá até notas, dizendo se o locatário está fazendo uma boa escolha ou não.

    Immoscout24: também um bom site, com um vasto número de ofertas. Imperdíveil...

    Immoclick.ch: outro site que, apesar de estar escrito "beta" na sua página inicial, funciona direitinho.

    Immostreet: portal com bastante ofertas de imóveis

    Imóveis do Search.ch: um portal limpo, completo e bom para encontrar o apartamento que você procura.

    Icasa: esse é um site de anúncios gratuitos, onde se encontra ofertas que não estão nos outros sites comerciais.

    Wohnungen-immobilien: outro site cheio de anúncios interessantes. A vantagem é que ele é grátis, o que atrai bastante locadores e locatários.

    Alle-immobilien.ch: esse site se autodenomina "o maior motor de procura de imóveis da Suíça". É só tentar...

    Anzeiger: um motor de procura simples e prático, mas também com um grande número de ofertas.

    Repúblicas, quartos para alugar e aluguel temporário

    UMS - Untermietservice: quando a situação aperta, o negócio é apelar para aluguem temporário de apartamentos e casas mobiliadas. Nesse site, dá para encontrar boas ofertas. Quem for malando, ainda pode clicar na arvorezinha, que possibilita ver o objeto de cima, e descobrir o endereço. Então você só precisa ir direto para o local e procurar as pessoas que estão querendo alugar. Vantagem: você não paga as taxas de administração, que podem chegar até a um ou dois meses de aluguel.

    wgzimmer.ch: e se o desespero for muito grande, meu amigo, então a solução é alugar um quartinho em uma república de estudantes. O site Wgzimmer.ch é o melhor deles. A vantagem é morar por um tempo com nativos, que podem dar boas dicas até para aprender a se virar na Suíça. Pague pouco e aproveite o tempo para vasculhar o mercado de imóveis na cidade de interesse.

    students.ch: quartos para estudantes.

    wg24.ch: quartos, apartamentos e casas.

    wg-gesucht.de: página alemã com ofertas também para a Suíça e outros países europeus.

    easyroommate.com: site comercial de procura e oferta.

    swissinfo


    Última edição por Marques em Seg Nov 24, 2008 2:02 pm, editado 3 vez(es)
    avatar
    Marques
    Admin
    Admin

    Mensagens : 184
    Data de inscrição : 15/11/2008
    Idade : 34
    Localização : St. Gallen - Suiça

    Ver perfil do usuário http://www.forumemigrante.com/

    Voltar ao Topo Ir em baixo

    Re: Moradia na Suiça

    Mensagem  Marques em Dom Nov 16, 2008 3:05 pm

    Busca de moradia na Suíça é desafio para recém-chegados



    A busca de um apartamento ou casa para alugar na Suíça não é das tarefas mais fáceis, para quem tenta se instalar no país.

    As ofertas de imóveis disponíveis são poucas, o que pode resultar em aumento de preços e grande número de exigências por parte do proprietário do imóvel. Porém a busca sistemática e informações sobre as práticas locais do mercado imobiliário podem facilitar essa tarefa.

    Normalmente as ofertas de imóveis disponíveis são publicadas nos suplementos de jornais locais e diários oficiais como "Anzeiger" e "Journal Officiel" (grátis). Os grandes jornais regionais como "Tagesanzeiger", "Le Temps", "Basler Zeitung" também publicam suplementos especiais sobre o mercado imobiliário. Além disso, existem sites especializados no assunto (ver lista).

    Depois de selecionar o imóvel segundo os critérios de preço, tamanho e localização, começa uma nova etapa. O contato com as imobiliárias ou proprietários. O interesse por um teto e as condições financeiras para pagá-lo não bastam na Suíça.

    Muitas vezes é preciso que o candidato a inquilino seja aprovado pelo proprietário do imóvel. Nessa situação os estrangeiros podem não levar vantagem. "Muitas vezes os proprietários preferem alugar o imóvel para um suíço", diz o consultor jurídico da Mieterverband, Ruedi Spöndlin. Segundo ele, os inquilinos estrangeiros não são muito favorecidos pela lei suíça, na questão dos aluguéis. "Não há nada que possa obrigar um proprietário a alugar um imóvel para uma determinada pessoa", explica.

    Por outro lado, a lei não exige do candidato a inquilino nada em especial para que ele possa alugar um imóvel no país. O que existem são práticas usuais como a exigência da apresentação de um comprovante do valor do salário, uma certidão negativa de dívidas e documento de permissão de residência na Suíça, entre outras que podem variar de acordo com a situação Uma vez que o futuro inquilino é aceito pelo proprietário chega a hora de pagar a caução, uma quantia em dinheiro que não pode ultrapassar ao valor de três meses de aluguel.

    Essa quantia é devolvida quando o inquilino sai do apartamento desde que o imóvel não tenha sido danificado. Caso contrário o equivalente usado para pagar os reparos necessários são descontados do valor da caução.

    A busca

    Mesmo cumprindo todas as exigências usuais de diversos proprietários a colombiana que prefere identificar-se apenas como Maria Cristina, diz ter demorado seis meses para encontrar uma nova moradia na Suíça. "Eu e meu marido temos permissão de residência B e muitos proprietários não aceitaram essa condição", conta. "Apresentamos comprovantes de salário, e não tínhamos dívidas e mesmo assim foi difícil" explica ela que depois de algum tempo foi apresentada por um conhecido a uma imobiliária que concordou em fechar o contrato.

    Mais sorte teve a brasileira Bettina Noack que, recém-chegada dos Estados Unidos, em cinco dias conseguiu as chaves de um apartamento em Berna. "O apartamento é novo, mas mesmo assim nos aceitaram com uma criança de um ano", conta.

    Preocupado com a escassez de moradias o chileno Pablo Uhart, residente no Brasil prepara sua vinda para a Suíça. "Estou procurando em um site na Internet e vejo que há apartamentos livres, mas são alugados rapidamente", diz ele que procura um imóvel na região de Lausanne, no cantão de Vaud, para a mudança em agosto. Além de procurar por conta própria ele espera contar com a ajuda da equipe da Nestlé, onde trabalha. "Por sorte conto com essa assessoria e espero conseguir um bom lugar para morar", afirma.

    Famílias e outras peculiaridades

    Assim como estrangeiros, famílias que buscam um imóvel podem ter alguma dificuldade já que nem sempre os poucos imóveis disponíveis são destinados a receber crianças. Normalmente essa particularidade já é explícita no anúncio do imóvel, outras vezes, isso só é informado quando a família comunica o interesse pelo apartamento ou casa. O contrário também vale: alguns anúncios já informam que aquele imóvel aceita famílias com crianças.

    Também podem ter problemas os candidatos a inquilinos que passaram por prisões e abrigos, ou músicos, porque podem incomodar os vizinhos com o barulho. "Nesses casos é melhor que a pessoa que está buscando a moradia coloque anúncios em diversos locais, como em supermercados, explicando a situação", diz Spöndlin, consultor da Mieterverband. "Sempre há algum proprietário que compreende as condições", afirma.

    A escassez em números

    Segundo o Departamento Federal de Estatística (OFS- sigla em francês), na Suíça, o número de imóveis livres aumentou apenas 0,01% em relação ao ano anterior ao último recenseamento, feito em 2007. A porcentagem de 0,01% equivale a 702 imóveis livres em junho de 2007 a mais, em relação a dezembro de 2006, o que significa um pequeno aumento.

    Os resultados da contagem mostram ainda que o número total de imóveis livres para aluguel ou compra era de 40.454, distribuídos pelo território suíço, ou seja 1,07% do total de imóveis no país.

    A situação é mais crítica nos cantões de Genebra, onde apenas 0,19% dos 212.896 imóveis estão livres. O segundo lugar fica com Zug, onde 0,28% dos 47.749 imóveis estão disponíveis. Melhores possibilidades estão nos cantões de Glarus, com 2,14% de tetos livres sobre um total de 19.669. Empatado com a mesma porcentagem de imóveis disponíveis, está o cantão de Jura, com um total de 32.509 tetos.

    Quanto custa

    Antes de alugar um imóvel convém checar a média de preços do mercado. O importante é considerar também que além do tamanho, apartamentos e casas na área urbana podem custar um pouco mais. Variações de preço também podem ocorrer dependendo do estado do imóvel. Os novos e recém-reformados podem estar acima da média.

    Segundo o Departamento Federal de Estatística (OFS – sigla em francês), o preço médio do aluguel na Suíça é de 1.116 francos suíços por mês os aluguéis mais baratos estão nos cantões de Neuchâtel e Jura, cuja média de preços corresponde a 817 e 837 francos, respectivamente. Os moradores dos cantões de Zug, Schwytz e Zurique são os que mais pagam. As médias para essas localidades são de 1.484, 1.274 e 1.271 francos por mês, respectivamente.

    Compra

    A tendência no setor de construção é de crescimento, de acordo com o OFS. Além disso, qualquer estrangeiro, mesmo que não tenha o status de residente permanente na Suíça, (ou seja, mesmo que não tenha a permissão do tipo C), tem o direito de comprar apenas um imóvel na Suíça desde que seja para residência própria. (Ver The federal law of aquisition of property by foreigners -www.cagi.ch). Restrições sobre a compra do segundo imóvel por estrangeiros estão sendo discutidas para evitar especulações imobiliárias sobretudos em regiões turísticas, onde boa parte das moradias só é ocupada durante as temporadas de férias.

    swissinfo


    Última edição por Marques em Qua Nov 19, 2008 12:51 pm, editado 1 vez(es)
    avatar
    Marques
    Admin
    Admin

    Mensagens : 184
    Data de inscrição : 15/11/2008
    Idade : 34
    Localização : St. Gallen - Suiça

    Ver perfil do usuário http://www.forumemigrante.com/

    Voltar ao Topo Ir em baixo

    Re: Moradia na Suiça

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Voltar ao Topo Ir em baixo

    Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

    - Tópicos similares
    » go pro

     
    Permissão deste fórum:
    Você não pode responder aos tópicos neste fórum